quarta-feira, 15 de abril de 2015

O que toca no meu Ipod


Carminho





Não tem como falar sobre o Fado e não pensar em Amália Rodrigues, fadista, cantora e atriz, considerada a voz de Portugal e uma das maiores cantoras do século XX. Rainha do Fado, como ficou conhecida, foi quem levou o Fado e Portugal pelo mundo afora. 

Quando aqui cheguei fui com alguns amigos até o Bairro Alto, zona mais conhecida da noite Lisboeta, e passamos por uma casa de fado.  Para ser bem sincera não me atraiu muito, principalmente porque achei triste, mesmo sem entender nada do que a letra dizia, fiquei emocionada de tal forma, que os olhos encheram-se de lágrimas. Pedi logo para ir a outro lugar mais animado e acabamos numa casa de Jazz. Quanta ignorância a minha.
     
Uns aninhos depois conheci a Carminho e comecei a acompanhar o seu trabalho. Ela já  passou por várias casas de Fado, participou de alguns filmes, espetáculos da Feira do Toiro (em Santarém), em 2005 recebeu o prêmio Amália, na categoria de Revelação Feminina, em 2011 participou da campanha do Pirilampo Mágico (campanha solidária) gravando um single com Ney Matogrosso, entre outros projetos de sucesso.

Em janeiro de 2015 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique (uma Ordem Honorífica Portuguesa, que visa distinguir a prestação de serviços relevantes Portugal, no País ou no estrangeiro ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores).

Carminho não é novidade no Brasil, seus shows estão sempre lotados e já fez parceria com muita gente boa da MPB, além de participar de programas de tv que já assisti daqui. Faz parte da geração jovem de fadistas e está sempre em destaque na mídia internacional.

Das músicas que já ouvi, a que mais gosto e destaco é "Saia Rodada", faz parte do seu terceiro álbum: "Canto".

Deixo aqui um link com o vídeo para quem quiser conhecer seu trabalho.

   
Carminho - Saia Rodada



Nenhum comentário:

Postar um comentário