sábado, 11 de abril de 2015

O que se come por cá


Amêijoas à Bulhão Pato





A primeira vez que vi amêijoas no mercado, fiz cara de poucos amigos e disse logo que não fazia questão de experimentar. Pra mim era a mesma coisa que os famosos caracóis. Lembro que assim que comecei a sair com meu atual marido, ele me convidou pra ir em um restaurante que eu iria adorar, mas coitado me levou justamente para comer caracóis. Disse a ele que se estava tentando me impressionar ou me conquistar, deu um tiro no pé. Não aguento nem ouvir o som que as pessoas fazem quando chupam o caracol. 

Voltando pras Amêijoas, a sensação que tive foi a mesma.
O tempo passou, e não é que outro dia eu provei o raio da Amêijoa e ADOREI!!!
Fomos almoçar na casa do meu cunhado e a mulher dele fez exatamente Amêijoas à Bulhão Pato. Mas dessa vez olhei pra elas e não me pareceram tão assustadoras assim. Um cheirinho mesmo bom e convidativo. Pra não fazer desfeita decidi provar um pouco para agradar os anfitriões e acabei até por fazer vergonha, porque comi, repeti, repeti e repeti. Só sei que, desde então, eu já fiz as amêijoas várias vezes e cada vez que faço ficam mais gostosas.

Resolvi pesquisar o nome do prato e descobri que Amêijoas à Bulhão Pato é um petisco típico da culinária portuguesa. Dizem que o nome, é um tributo ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato, após este ter mencionado um cozinheiro nos seus escritos. É um prato muito comum em marisqueiras e cervejarias e é confeccionado com amêijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão (para temperar antes de servir). Algumas receitas podem adicionar uma pequena porção de vinho branco.

As amêijoas à Bulhão Pato foram finalistas no concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
     

2 comentários: