sábado, 16 de maio de 2015

O que se come por cá #02

Pastéis de Belém





Minha perdição esse tal de Pastel de Belém.
Me lembro, como se fosse hoje, minha primeira vez na Fábrica dos Pastéis de Belém. Fui com dois amigos e, quando fizemos o pedido o garçom me perguntou se eu tinha certeza que seria apenas um. Disse a ele que não sabia se iria gostar, então melhor pedir um e depois pediria outro, se fosse o caso.
Ele me olhou com cara de quem já sabia que eu iria gostar e pedir mais alguns e ele ter trabalho dobrado. Isso sem falar na demora que é, o garçom voltar até a sua mesa, com tantas outras para atender.
Dito e feito. 
Fiquei perdidamente apaixonada pelo pastel e, quando ele retornou já me olhando com cara de "eu avisei", pedi mais dois pra comer na hora e um para levar pra casa.
Entendi, desde então, chego e peço logo 3 pastéis e um café. 

Já não vou tanto à Fábrica como gostaria, talvez por conta da vida corrida ou também pelo fato de agora estar morando fora de Lisboa, mas sempre que posso, dou um pulinho em Belém e aproveito para matar saudade dos pastéis.

O pastel de nata é uma especialidade da doçaria portuguesa. Embora se possa comer o pastel de nata em vários cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém

A Oficina do Segredo na Fábrica guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros pasteis de nata. Os mestres pasteleiros são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.
A Fábrica foi inaugurada em 1837, num anexo, então transformado em pastelaria, a "Antiga confeitaria de Belém". Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.

O pastel de nata também é muito comum no Brasil, como um doce português, mas Pastéis de Belém só em Lisboa, na Fábrica.

O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Só em ver a foto e falar sobre o assunto, me deu uma vontade danada de pegar o comboio e descer em Belém. Ainda bem que mês que vem estarei recebendo amigos e terei que fazer o sacrifício de levá-los para conhecer os famosos pastéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário