quinta-feira, 11 de junho de 2015

Curiosidades #02

Festas dos Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares. As ruas de todo o país se enchem de balões e arcos de papel às cores. Há bailes (bailaricos) nos largos e altares para os santos a pedir sorte. Não pode faltar os manjericos acompanhados das quadras.
Época de comer sardinha assada, pão ou broa, caldo verde e um bom vinho tinto. Eu, particularmente, prefiro uma cerveja gelada.
As Festas de Lisboa enchem de animação os locais mais típicos da cidade e leva milhares de pessoas para a rua.
As noites são animadas pelo arraiais nos bairros de Lisboa, do Castelo, Graça, Alfama e Bairro Alto com muita música e dança ao ritmo das canções populares.
O ponto alto da festa é a noite do dia 12 com o desfile das marchas na Avenida da Liberdade e a virada para o dia 13, dia de Santo Antonio, padroeiro de Lisboa.
A primeira vez que fui pras ruas do Castelo para conhecer a festa e comer a famosa sardinha assada (lá em 2007), fiquei encantada com a animação e a com a quantidade de gente que se espalhava pela cidade. Confesso que, quando chegou o prato com a sardinha e eu não vi o garfo e a faca, fiquei com frescura de comer com a mão e ficar com o cheiro da sardinha nas mãos. Pedi ao meu namorado que comprasse água gelada para lavar as mãos o tempo todo e o raio do cheiro da sardinha não saía de jeito nenhum. Fui embora com a certeza de que nunca mais comeria a tal da sardinha. 
É óbvio que a primeira impressão não foi a que ficou e, no dia seguinte, eu já estava na festa novamente comendo sardinha com a mão e bebendo um copo sem me preocupar com o cheiro da sardinha. E como diz uma música da Amália, "Cheira bem, cheira a Lisboa".
Sempre adorei carnaval e esperava ansiosa o ano passar para aproveitar os dias de folia, agora fico a espera da festa dos Santos Populares e da sardinha assada.
Já está na porta!! Aproveitem!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário